Portal BluIce
Área do Assinante
Se torne um assinante, clique aqui
Voltar

Categorias

Instalar o Ubuntu em um tablet

Postado por Murilo Gomes em 29/06/2015 10:23:46


 

O Ubuntu Touch é a versão da distribuição Linux destinada para dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Ubuntu wiki)

 

O Ubunutu está entre as distribuições Linux mais populares do mercado. Repleto de recursos, o sistema operacional é apresentado como uma alternativa gratuita e de código aberto para os sistemas operacionais Windows e Mac OS X. Mas, agora, também já está disponível para desenvolvedores e usuários em geral que querem contar com o sistema operacional do pinguim instalado em tablets e smartphones. O Ubuntu Touch Developer Preview pode ser instalado em aparelhos como o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10, Galaxy S, Galaxy Tab 2 e Galaxy Note I e II, o LG Optimus HD. A lista completa de dispositivos pode ser conferida neste link (clique aqui para acessar). A expectativa é de que a versão final do sistema operacional seja liberada no final do segundo semestre de 2013 e que os usuários possam contar contar com uma lista ainda maior de aparelhos no início de 2014.

Mas para aqueles usuários que não querem esperar até o final do ano para conferir as novidades, o blog Tira-dúvidas de tecnologia testou e preparou um guia de instalação do Ubuntu Touch num tablet Nexus 7. O procedimento é semelhante para outros dispositivos suportados.

Instalando o sistema

É possível realizar a instalação a partir do sistema operacional Windows ou Mac. Entretanto, a forma mais simples e adotada nesse guia requer o Ubuntu 12.04 LTS ou superior instalado. Veja como instalar o Ubuntu no PC:

- Através do Ubuntu, abra o terminal e digite os seguintes comandos para instalar as ferramentas necessárias para o restante do procedimento: sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-nexus7/ubuntu-nexus7-installer.

- Informe a senha do usuário com permissões administrativas e tecle “Enter”. Em seguida, digite os restantes dos comandos. Por estar numa sessão ativa, caso os comandos forem digitados em sequência, não será necessário informar a senha novamente.

sudo apt-get update

sudo apt-get install ubuntu-nexus7-installer

Esses são os únicos comandos requeridos. Daqui para frente, o programa responsável pela instalação do Ubuntu Touch no dispositivo possui uma interface amigável.



Passo a passo

1 - Ao término da instalação, informe na busca a palavra Nexus. Será exibido o atalho para o programa de instalação;

2 - Desbloqueie o “Bootloader” para o aplicativo instalado e tenha acesso total ao dispositivo. No Nexus, é preciso pressionar o botão “Power” e também o botão de baixar o volume do som durante alguns segundos;

 

Para cada modelo de aparelho existe um programa correspondente, porém com a mesma interface de operação (Foto: Reprodução)

 

3 - Execute o aplicativo de instalação, marque a opção “Install Ubuntu Core for Nexus 7″ e clique em OK. Vale salientar que o aplicativo irá variar conforme o modelo do aparelho em que o sistema for instalado;

4 - O sistema está prestes a ser instalado. Ao clicar no botão OK, será feito o download da versão mais recente para o processo de instalação. Nos testes realizados, a versão disponível é a 13.04;

 

A versão instalada do Ubuntu ainda não é a definitiva (Foto: Reprodução)

 

5 - Nessa etapa, basta confirmar o reaproveitamento do instalador do sistema. Essa opção pode ser útil caso o leitor já tenha realizado outras instalações e possa optar por fazer um novo download ou usar a versão já baixada. Para confirmar, clique em OK;

 

É possível fazer o download da versão mais recente do Ubuntu durante o processo de instalação (Foto: Reprodução)

 

6 -Aguarde enquanto o sistema atual é removido completamente do dispositivo e instalado o Ubuntu Touch. Nessa etapa, não restarão quaisquer arquivos do sistema operacional anterior. Por isso, antes de realizar o procedimento é recomendável que tenha sido criada uma cópia de segurança dos arquivos importantes;

 

O processo de instalação pode levar cerca de 15 minutos, dependendo do aparelho (Foto: Reprodução)

 

7 - E basta aguardar enquanto o sistema é instalado. O tempo médio necessário para a conclusão dessa etapa é cerca de 15 minutos. Após, basta reiniciar o tablet e ele estará pronto para o uso. No primeiro acesso, é preciso cadastrar um usuário, o idioma e a localização para ajustar o relógio. O login pode ser configurado como automático, assim como é feito na instalação convencional do sistema.

Embora o Ubuntu Touch tenha sido adaptado para o uso em dispositivos móveis, a versão que está sendo executada no tablet lembra muito a do desktop, o que pode agradar a muitos usuários que procuram um sistema o mais parecido possível sendo executado num dispositivo compacto. Na medida em que o desenvolvimento de novas funcionalidades forem sendo distribuídas em atualizações, já é esperado o refinamento no comportamento sistema, assim como correções de bugs. No momento já existe uma quantidade significativa dos mesmos aplicativos disponíveis na versão para PCs para o dispositivo móvel, mas ainda carecem de ajustes para o melhor aproveitamento da tela sensível ao toque.

 

A interface atual do Ubuntu Touch é identica a já encontrada em desktops (Foto: Reprodução)

 

Durante os testes realizados, foi possível perceber a excelente performance do sistema, embora tenham ocorrido alguns travamentos quando o gerenciador de aplicativos foi executado. Isso é compreensível, já que essa ainda não é a versão final.

O processo pode ser revertido a qualquer momento. Para isso, o usuário terá que obter a versão apropriada do Android para o dispositivo e realizar a reinstalação. Todos os passos descritos neste guia têm como objetivo demonstrar o procedimento de instalação do Ubuntu num dispositivo móvel. Porém, é preciso levar em consideração os riscos envolvidos nesse procedimento, pois em alguns modelos pode ocorrer a perda da garantia do fabricante do aparelho.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/2013/04/01/aprenda-a-instalar-o-ubuntu-em-um-tablet/

Mais Artigos

Verificando a conexão Wifi com LinSSID

Verificando a conexão Wifi com LinSSID

Com LinSSID você poderá verificar como está a sua conexão Wifi, ver o endereço MAC, canal,...

Instalando o plugin da Caixa Econômica Federal

Instalando o plugin da Caixa Econômica Federal

Recentemente com o anuncio da desativação do plugin NPAPI no Firefox, muitos sistemas começaram...

Corrigindo problemas com BareFTP

Corrigindo problemas com BareFTP

BareFTP é um cliente FTP compatível com Ubuntu e derivados, o mesmo está disponível na Central...

Envie seu comentário

Siga-nos

TwitterGoogle PlusYouTube

Apoiadores

Padrim
Anúncie conosco também, clique aqui

BluIce for Android

BluIce for Android
Utilize um leitor de QR Code ou pressione sobre a imagem acima!