Portal BluIce
Área do Assinante
Se torne um assinante, clique aqui
Voltar

Categorias

LibreOffice Base

Postado por Murilo Gomes em 01/02/2013 15:03:24

Base
Um gerenciador poderoso para todos os bancos de dados

O Base é ume front-end para banco de dados rico em recursos, projetado para atender as necessidades de uma ampla variedade de usuários, para todos os tipos de utilização, tais como:

Administrar coleções de objetos;
Manter um banco de dados de informações de clientes;
Manter um banco de dados de notas e históricos escolares;
Armazenar informações de pesquisa e dados de ensaios de laboratório;
Armazenar dados de censo populacional;
Produzir relatórios financeiros mensais em empresas e organizações;
Administrar auditorias, controle de qualidade e dados de produção.
O Base possui assistentes para ajudar os usuários novatos em projetos de banco de dados (ou novatos no Base) a criar tabelas, consultas, formulários e relatórios, e vem com um conjunto de tabelas prédefinidas para controlar ativos, clientes, ordem de compras, faturas e outros itens muito comuns.

Se estiver procurando utilizar um banco de dados pessoal, o Base vem com um motor de banco de dados relacional HSQL. É uma solução ideal para necessidades descomplicadas e para pessoas que precisam de um sistema fácil de entender e simples de utilizar: os dados são armazenados dentro do arquivo do Base, e há também o suporte nativo a banco de dados dBase.

Mas o Base também serve para usuários avançados em ambientes de grandes empresas. Ele possui drivers para alguns dos mais famosos bancos de dados multiusuários: MySQL, Adabas D, MS Access e PostgreSQL. Além disso ele possui o suporte interno para drivers nos padrões JDBC e ODBC, que permitirão conectar a praticamente todos os outros bancos de dados do mercado.

O Base é muito mais do que uma ferramente para banco de dados individuais: ele está perfeitamente integrado às demais ferramentas do LibreOffice. Por exemplo:

O Base pode fornecer um catálogo de endereços para malas diretas de e-mail no Writer, utilizando o protocolo padronizado LDAP, ou utilizando os catálogos de endereços em outros formatos como o Microsoft Outlook, Microsoft Windows e o Mozilla;
O Base pode ser utilizado para criar intervalos de dados vinculados nos arquivos do Calc, para análise de dados em tabelas dinâmicas ou como fonte de dados para gráficos.
Assim, apesar do front-end do banco de dados Base ser um ativo de grande importância, ele também acrescenta funcionalidades importantes e potencial de recursos para as outras aplicações do LibreOffice. Se utilizado em conjunto com a programação de macros incorporada em cada componente do LibreOffice, suas possibilidades de utilização serão limitadas somente pela sua imaginação.

Mais Artigos

Conhecendo o LibreOffice

Conhecendo o LibreOffice

Conheça um dos melhores pacote Office que já vem na maioria das distribuições Linux.

Atualizando o LibreOffice

Atualizando o LibreOffice

A nova versão do LibreOffice possui um novo design e novos recursos, veja abaixo como atualizar o...

Conheça o Kingsoft Office

Conheça o Kingsoft Office

O Kingsoft Office é similar ao Microsoft Office 2010 e o LibreOffice, a unica diferença é que o...

Envie seu comentário

Siga-nos

TwitterGoogle PlusYouTube

Canal BluIce

Apoiadores

Padrim
Anúncie conosco também, clique aqui

BluIce for Android

BluIce for Android
Utilize um leitor de QR Code ou pressione sobre a imagem acima!