Portal BluIce
13 anos com você, sinta o poder do gelo!
Voltar

Categorias

KDE completa 20 anos conheça mais sobre o aniversariante

Postado por BluIce em 14/10/2016 19:34:03

Compartilhe: Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google Plus

O KDE completa hoje seus 20 anos, separamos aqui resumidamente algumas informações sobre o aniversariante.

Aniversário KDE

Sobre o KDE

KDE é uma comunidade internacional de software livre, que desenvolve um conjunto de aplicativos multiplataforma para funcionar em conjunto com sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris, Microsoft Windows e Apple Mac OS X. A primeira versão do KDE foi lançada em 12 de julho de 1998, a mesma tinha um painel composto por barra de tarefas e lançador de aplicativos. Uma área de trabalho sobre a qual era possível deixar ícones, um gerenciador de arquivos (kfm) e um grande número de utilidades.

A segunda versão do KDE foi lançada em 23 de outubro de 2000 e incluiu diversas melhorias tecnológicas, como o Konqueror. Foi criada também a engine de renderização KHTML que posteriormente serviu de base para o desenvolvimento dos navegadores como o Google Chrome e o Safari.

A terceira versão do KDE foi lançada em 2002, teve um aprimoramento da segunda versão, tendo seis lançamentos menores.

A quarta versão do KDE Plasma foi lançada em 2008, foi totalmente reescrita em comparação com a versão anterior, incluindo muitas novidades como o gerenciador de arquivos Dolphin, a área de trabalho passou a ter suporte a widgets, foi adicionado o menu Kick-off, lista de programas favoritos, lista de aplicativos e arquivos abertos recentemente, além de ser adicionado um botão de acesso rápido a arquivos e pastas.

A quinta versão do KDE Plasma foi lançada em 2014, o mesmo inclui um novo conjunto de tema, como também o aumento da convergência através de diferentes dispositivos. A interface gráfica foi completamente migrada para o QML, o qual usa OpenGL para aceleração de hardware, resultando em uma melhor performance e consumo de energia reduzido.

O KDE é conhecido por sua área de trabalho Plasma, um ambiente gráfico que pode ser encontrado em muitas distribuições como Debian, Kubuntu, Netrunner OS, OpenSuse, Mandriva Linux, Mageia, Slackware, entre outros... Seus aplicativos são desenvolvidos com o Framework Qt, antigamente o Qt possuia a licença GPL para a plataforma Linux, a partir da versão Qt4 foi liberado com a licença LGPL para todas as plataformas.

Com a licença LGPL o KDE foi portado para Windows e o Mac OS X. Diversos aplicativos de sucesso como o Amarok, Calligra, Rekonq e o K3B foram desenvolvidos para serem integrados facilmente ao KDE. KDE foi chamado de K Desktop Environment, algum tempo depois passou a ser chamado de Kool Desktop Environment e a partir de 2009 o KDE passou a significar simplemente KDE.

O KDE foi desenvolvido para ser fácil, com a possibilidade de personaliza-lo conforme desejar. O gerenciador de janelas KWin é o responsável por fornecer uma interface gráfica organizada e consistente para que aplicativos sejam executados e para que o usuário interaja com o computador, tanto utilizando aplicativos específicos quanto funções básicas como manipulação de arquivos e dispositivos. O KDE foi inteiramente escrito na linguagem C++ e baseado no toolkit Qt, de propriedade da empresa Nokia.

A biblioteca Qt é gratuita para aplicações GPL ou LGPL e as bibliotecas do KDE são licenciadas como LGPL. Desde a versão 4.2 o KDE tem suporte nativo ao GTK, podendo rodar tanto aplicativos baseadas no GTK como em Qt.

O KDE possui um framework de desenvolvimento com uma IDE multilinguagem, o KDevelop, e diversas tecnologias como KParts, KIO, DCOP, KHTML e um conjunto poderoso de bibliotecas.

Fonte: Wikipédia

Mais Artigos

Removendo o botão salvar do texto no WordPress

Removendo o botão salvar do texto no WordPress

Algumas extensões disponíveis para os navegadores de Internet podem interferir ao tentar...

5 dicas para a hora do chá

5 dicas para a hora do chá

Imagine poder chegar em uma hora de seu dia para descansar de tudo, ouvir uma música leve e...

26 ferramentas que você deve ter em sua casa

26 ferramentas que você deve ter em sua casa

Veja as ferramentas essenciais que você precisa ter em sua casa.

Envie seu comentário

Passe o mouse aqui para liberar o botão de enviar.

Seja o primeiro a enviar um comentário!

Siga-nos

TwitterGoogle PlusYouTube
G2ASiteProBenchmarkEmailAnúncie Conosco
Anúncie conosco também, clique aqui