Portal BluIce
Área do Assinante
Se torne um assinante, clique aqui
Voltar

Categorias

Desabilitando o UEFI e o Secure Boot na BIOS

Postado por Murilo Gomes em 16/06/2013 13:39:33

Meus caros, cavalheiro aqui se manifesta para retransmitir uma dica publicada na DistroWatch.


Sobre esta questão, para quem não sabe, o UEFI é uma nova tecnologia desenvolvida pela Intel sob patrocínio da Microsoft. No site dedicado ao "monstro" (www.uefi.org/home/), eles alegam que se trata de uma melhoria no processo de inicialização e uma proteção adicional ao computador, mas a verdade é outra.

Ao impedir que o processo de inicialização possa ser alterado de alguma maneira, computadores compatíveis com UEFI impedem que seus usuários instalem outros sistemas operacionais em seus computadores. A agressão é tão séria, que só é possível instalar um sistema operacional em um computador compatível com UEFI se este sistema operacional possuir uma chave de registro na base de dados da UEFI. 

Ou seja, o UEFI é uma tática das empresas que trabalham com software proprietário (leia-se: Microsoft) para evitar que outros sistemas operacionais sejam instalados em um computador de arquitetura Intel ouARM, e Secure Boot é uma maneira de impedir que um sistema proprietário (leia-se: Windows) seja extirpado do computador. 

É uma tática tão sórdida, que a tela da BIOS apita e pisca em vermelho que nem uma louca quando você tenta desativar estas "perversões" da Tecnologia da Informação, justamente para assustar um usuário desavisado. 

Nós, usuários de sistemas operacionais livres, como as distribuições GNU/Linux, já perdemos uma batalha nesta história. Duas das distribuições mais user-friendly (Ubuntu e Fedora) estão simplesmente comprando os direitos de uso da chave proprietária UEFI da Microsoft, ao invés de engrossar o coro contra esse recurso "microsoftiano". 

Se continuarmos assim, onde irá parar a liberdade, nosso paradigma mais importante? 

Por enquanto, é possível desativar o UEFI e o Secure Boot na BIOS do computador. Sendo assim, diga NÃO a essa tentativa da Microsoft de impedir o Software Livre! Se você comprou um computador com Windows pré-instalado e que veio com o UEFI e Secure Boot ativados, formate-o imediatamente e desative estes recursos! 

E diga NÃO a distribuições que fazem esse tipo de acordo com o pior dos demônios! São estas iniciativas, mais do que qualquer outra coisa, que agridem o Software Livre em seu mais profundo âmago: a liberdade de "dizer que 2+2=4", como disse Orwell. 

Artigo da DistroWatch ensinando como desativar o UEFI e o Secure Boot:

Dica ensinando como instalar o Windows em um computador com suporte a UEFI desativado:

 

​Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Desabilitando-o-UEFI-e-o-Secure-Boot-na-BIOS

Mais Artigos

Instalando o Java Runtime

Instalando o Java Runtime

Veja o passo a passo de como instalar o Java Runtime com JDK e JRE em seu computador.

Instalando o NetBeans

Instalando o NetBeans

O NetBeans é uma IDE para desenvolvimento de sistemas e sites em PHP, Java, HTML5, entre outros......

Instalando o Filezilla

Instalando o Filezilla

O FileZilla é um cliente FTP que permite realizar download e upload de pastas e arquivos em seu...

Envie seu comentário

Siga-nos

TwitterGoogle PlusYouTube

Apoiadores

Padrim
Anúncie conosco também, clique aqui

BluIce for Android

BluIce for Android
Utilize um leitor de QR Code ou pressione sobre a imagem acima!