Portal BluIce
Voltar

Categorias

  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conheça os espelhos da...

Conheça os espelhos da C3SL

Postado por Murilo Gomes em 26/01/2016 12:46:33

A C3SL é um Centro de Computação Cientifica e Software Livre criado pelo grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mesma mantém diversos espelhos dos principais repositórios de software livre no Brasil, para ajudar em sua divulgação, com investimento significativo em hardware, conexão de rede, configurações e administração da maquina para suportar a grande demanda.

O que são espelhos de repositórios?
Os espelhos são cópias dos repositórios oficiais que ajudam a acelerar o download dos pacotes, quanto mais perto de você mais rápido é o download, por isso recomendamos ao invés de utilizar os repositórios que acompanham sua distro, escolher repositórios que estão em servidores brasileiros ou em outro país dependendo em qual país você mora, mais lembre-se de utilizar o mesmo repositório da distro e versão que utiliza. No caso do Debian, Ubuntu e Linux Mint você poderá selecionar qual mirror (espelho) deseja, através das Propriedades de Softwares.

Espelhos da C3SL
Conheça algumas das distros que possuem espelhos na C3SL: Debian, Ubuntu, PCBSD, Kurumin, Arch Linux, BigLinux, Mandriva Linux, SYS, Fedora, Mageia, Gentoo, Poseidon Linux, Sabayon, Grml, Mint, LE, entre outras…

Como alterar o mirror?

Nesse tutorial explicaremos como alterar pelo software-properties-kde (ambiente KDE), caso você tenha instalado o ambiente Unity ou Gnome utilize o software-properties-gtk.

  • Pressione ctrl+F2
  • Digite software-properties-kde e pressione ENTER
  • Digite sua senha e pressione ENTER
  • Clique em Servidor Principal
  • Clique em Outro
  • Clique na seta ao lado do Brasil
  • Clique no espelho ubuntu.c3sl.ufpr.br
  • Clique em OK
  • Clique em Fechar
  • Clique em Recarregar

Solução de Problemas

Em algumas distribuições Linux essa alteração pode incluir como principal os espelhos e como base os repositórios que acompanha a distribuição, caso desejar você pode manter apenas os espelhos, basta abrir o terminal e remover o sources.list, digitando: sudo rm -rf /etc/apt/sources.list e em seguida faça novamente o procedimento acima.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar a cada
avatar
wpDiscuz

Siga-nos

BluIce for Android

BluIce for Android
Utilize um leitor de QR Code ou pressione sobre a imagem acima!