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7 dicas de atendimento ao cliente

Para que sua empresa venda mais é necessário ter um bom atendimento, pois é com esse atendimento que você pode fazer com que o cliente volte com frequência em seu estabelecimento, então fica aqui algumas dicas de atendimento ao cliente que você pode aplicar em seu dia a dia.

Sorria
Sorrir pode fazer uma grande diferença, mas também não precisa sorrir como se estivesse vendo um doce que você adora em sua frente, apenas não fique com a cara amarrada, fechada, olhando bravo(a) para tudo. Demonstre para seu cliente que você está feliz com que está fazendo, pois com uma simples olhada o cliente notará que aquele é um ambiente tranquilo. Se o cliente entrar em uma empresa onde todos estão com caras tensas o mesmo poderá dar uma olhadinha básica e nunca mais voltar.

Sabemos que o dia a dia pode ser estressante, mas um sorriso pode mudar todo o seu dia e inclusive de seus clientes. Fale um bom dia, boa tarde e boa noite ou se preferir fale “Olá, posso ajudar?”, mas sempre mostre que está feliz com o que está fazendo.

Mostre Segurança
Não fique com os braços cruzados isso mostra insegurança e um atendente inseguro não é bom pros negócios, mantenha sua mente relaxada, fique com os braços para baixo ou coloque as mãos para trás com a coluna sempre reta, lembrando que você não precisa ficar parado que nem uma estátua, mas se não sabe o que fazer com os braços no momento que não estiver atendendo, deixe os mesmos soltos ou vá procurar algo pra fazer como organizar as prateleiras. Faça qualquer coisa mas não cruze os braços.

Conheça seus produtos
Na maioria das vezes uma empresa não consegue vender um produto por não conhecer praticamente nada sobre o mesmo, alguns atendentes as vezes falam errado as configurações do produto apenas para não perder a venda, o problema é que após o cliente comprar o produto, o mesmo poderá devolver o produto e/ou nunca mais voltar em sua empresa para comprar um outro produto e dessa forma sua empresa perde a credibilidade e a confiança de seus clientes.

Por isso antes de vender qualquer produto em sua empresa estude sobre eles, aprenda as configurações do mesmo, por exemplo no caso de um computador conheça suas configurações como memória, processador, sistema operacional, possui suporte com HDMI, entre outros… no caso de uma TV se a mesma possui tecla SAP, closed caption, entre outras configurações. Cada produto seja eletrônico, perfumes, roupas, alimento, entre outros… possui detalhes e esses detalhes seu atendente precisa conhecer. Informações técnicas de produtos podem ser consultados com o fabricante, nesse caso o cliente deve entrar em contato com o mesmo, mas no caso das especificações do produto seu atendente precisa conhece-lo para poder vender.

Se vista bem
Um uniforme da empresa ou até mesmo uma roupa padrão, pode ser necessário, não que todos os funcionários precisam estar vestidos iguais, apesar de ser recomendado, mas você pode determinar que alguns tipos de roupa o funcionário não deve ir trabalhar em sua empresa. Dessa forma mostrando que seu negócio é uma empresa séria e profissional. Se vestir bem é essencial para qualquer tipo de empresa.

Quando o cliente entrar em sua empresa e for atendido por um atendente com roupa rasgada, roupa muito curta ou até mesmo roupa sujas podem levar seu cliente a desistir de comprar algum produto e até mesmo não voltar até sua empresa.

Então determine quais os tipos de roupa seu atendente pode usar ou crie um uniforme padrão da empresa com o nome do atendente para ficar mais fácil identifica-lo. Caso sua empresa trabalhe com prestação de serviço crie um uniforme com o logotipo de sua empresa e informações de contato, dessa forma você também pode fazer propaganda de sua empresa enquanto vai até o local para prestar o serviço.

Cuidado com o cheirinho
Um atendente cheiroso é tudo para os negócios, pois dependendo do cheirinho pode espantar seus clientes em segundos. Mas lembre-se de não usar o litro de perfume para esconder o cheirinho.

Ninguém merece entrar em um estabelecimento onde o atendente parece que não toma banho a mais de 1 ano ou até mesmo um atendente que parece que tomou banho de perfume, por isso oriente seus atendentes.

Cuidado com o cabelo
Você pode achar um exagero, mais dependendo de como seu cabelo está você pode conquistar seu cliente. Se você atender um cliente com um cabelo que parece que você levou um choque ou até mesmo que não arruma ele a dias, pode levar o cliente a pensar que sua empresa é desleixada, por isso mantenha o cabelo arrumado. Também não precisa passar um gel para virar um capacete em sua cabeça, mas penteie ele de vez em quando, vai fazer bem até pra você.

Evite rir de tudo
Alguns atendentes podem ser tímidos e com isso rir de tudo, mas não exagere, rir de tudo pode fazer com que seu cliente se sinta estranho, então converse tranquilamente e mantenha um padrão, você pode rir mas não parecendo que engoliu o bozo.

Essas foram 7 dicas para atender bem seus clientes, deixe nos comentários alguma dica que esquecemos de falar aqui.

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