clique aqui e assine

Instalando o Gambas3 no Ubuntu

Publicado em: 06/08/2020 - Autor: Mu Gomes
O Gambas3 é uma IDE para desenvolvimento de aplicativos para Linux na linguagem de programação gambas, o Gambas3 está licenciado sob licença GNU GPLv2+, com ele você pode desenvolver aplicativos de utilitários, para o sistema, games, empresariais e muito mais. Sua IDE é fácil de ser utilizada e a linguagem de programação é parecida com o Visual Basic.
No Gambas3 você pode arrastar os objetos para seu formulário, ajustar fontes, cores e posições, também é possível ativar e desativar outras opções para seus formulários e objetos, além de poder criar classes e módulos para seu projeto.
O Gambas3 também permite empacotar seu projeto para diversas distribuições Linux para tornar mais fácil a instalação de seu software. É necessário apenas que o computador que você irá instalar seu projeto tenha o repositório do Gambas3 ativado.
O Gambas3 possui diversos tipos de projetos diferentes, como o GTK+ 2, GTK+ 3, QT4, QT5, entre outros.

Para que o Gambas3 possa ser instalado no Ubuntu é necessário ativar o repositório oficial do Gambas3 em seu computador. Nesse tutorial mostraremos como ativar o repositório e instalar o Gambas3 em seu computador via terminal.

Instalando o Gambas3 pelo terminal
  • Baixe o script de instalação Gambas3, clique aqui (SHA512)
  • Clique com o outro botão do mouse na pasta aonde baixou o script de instalação e clique em Abrir Terminal (no caso do Lubuntu abra a pasta e pressione F4)
  • Digite: sudo sh gambas3.sh
  • Pressione ENTER
  • Digite sua senha e pressione ENTER novamente
Após a instalação do Gambas3 um atalho será criado em desenvolvimento no menu iniciar.

Pronto! Agora você já pode desenvolver seus aplicativos em Gambas3.

Comentários

Postar um comentário