clique aqui e assine

Conheça os comandos do terminal para encerrar a sessão, reiniciar ou desligar o computador

Publicado em: 05/08/2020 - Autor: Mu Gomes
Abaixo mostraremos o passo a passo para que você possa encerrar a sessão, reiniciar ou desligar o computador no Ubuntu e outras distribuições baseadas no Ubuntu. Esses comandos podem ser úteis caso o ambiente gráfico trave por algum motivo ou até mesmo um software trave em tela cheia e você não consegue fecha-lo.


Primeiramente para abrir o terminal e sair do ambiente gráfico é necessário pressionar as teclas ctrl+alt+F1, para voltar para o ambiente gráfico pressione ctrl+alt+F7.

Para que seja possível utilizar os comandos você pode acessar sua conta de usuário ou a conta root, é necessário digitar sua senha para que seja possível liberar o acesso ao terminal.

Encerrando a sessão
Com o seguinte comando você pode encerrar a sessão de sua conta de usuário.
  • sudo pkill -9 -u usuario
Substitua o usuario pelo nome de sua conta de usuário.

Reiniciando o computador
  • sudo reboot
Caso o computador não reiniciar você pode pressionar ctrl+alt+F2, digitar seus dados de login e utilizar o seguinte comando.
  • sudo reboot -f
O argumento "-f" forçará a reinicialização de seu computador.

Desligando o computador
  • sudo shutdown -h now
O argumento "-h" irá parar sua máquina e realizar o desligamento imediatamente. Ao invés desse comando você também pode utilizar o comando: sudo poweroff

Lembrando que todos os comandos acima irão fechar os aplicativos abertos, caso você tenha algum documento aberto que não salvou o mesmo poderá ser perdido.

Comentários

Postar um comentário